Meu nome é UFRPE. Universidade Federal Rural de Pernambuco, conhecida também como Ruralinda. Ah, isso é porque meus espaços são lindos, repletos de muito verde, paisagens diversas, desde o litoral até o Sertão de Pernambuco, um pequeno gigante estado do Brasil.
Tenho mais de 111 anos de história e coleciono boas memórias, muitas transformações, mas sempre com orgulho de manter as raízes na tradição e os galhos apontados para o futuro.
Divido-me em diversos espaços acadêmicos. No campus principal, no Recife, nas Unidades Acadêmicas de Serra Talhada, de Belo Jardim e do Cabo de Santo Agostinho. Também no município de São Lourenço da Mata, no Campus Tiúma, além de estações experimentais e unidades ecológicas.
Também estou em diversos polos da Educação a Distância.
Eu funciono por meio de 55 cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. Desde as ciências agrárias às ciências da saúde, humanas, exatas e tecnológicas.
Destaque na pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, atuo com mais de 41 programas de pós-graduação, entre mestrados e doutorados.
Sou responsável também por jovens estudantes do Ensino Médio e do Ensino Técnico, no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, o Codai UFRPE.
E, para acolher pessoas de todas as idades, temos também os cursos de ações do programa Universidade de Formação Aberta à Pessoa Idosa.
Também aprecio a prática da extensão, a cultura e a cidadania, estando sempre próxima da sociedade.
Mas já que falei nas pessoas, quero dizer que elas são a parte mais importante do que eu sou. Aliás, nós somos. Cada sorriso estimula novas conquistas. Cada coração pulsa no ritmo da nossa evolução.
Somos quase 20 mil ruralindas e ruralindos, entre estudantes, professores, técnicos-administrativos, pesquisadores e colaboradores.
Meu nome é UFRPE. E tenho muitos corações compassados no amor à educação, à ciência, e à busca pela redução das desigualdades e pelo bem estar social. Muito prazer!