Burgos

O Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental (DEAGRI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recebeu, entre os dias 26 e 30 de agosto, o Professor Doutor Rubén Ruiz-González, da Universidad de Burgos, na Espanha. A visita do especialista em automação agrícola, inteligência artificial e sensores embarcados, proporcionou um intercâmbio de conhecimento para a comunidade acadêmica e novas possibilidades de pesquisa e colaboração internacional. Sua visita, fruto da aproximação com o Professor Marco Zanella, do DEAGRI, teve como objetivo principal a troca de conhecimento com os alunos e professores da UFRPE na aplicação de tecnologias de ponta em agricultura.

Burgos

Professor no Departamento de Digitalização, na área de Engenharia de Sistemas e Automação, Rubén Ruiz-Gonzalez tem experiência de mais de dez anos ministrando disciplinas de inteligência computacional, sistemas embarcados, Internet of Things (IoT) e redes de computadores. Sua pesquisa gira ao redor da agricultura de precisão utilizando modelos preditivos e inteligência artificial. Além disso, tem visitado mais de cinco universidades no estrangeiro (uma nos Estados Unidos e quatro no Brasil) por um período total acumulado de quase dois anos, participado em seis projetos de pesquisa nacionais e internacionais, banca de duas teses defendidas com sucesso e parceria ativa com vários pesquisadores de universidades da Espanha (Universidad de Valladolid), Estados Unidos (University of Kentucky) e Brasil (UFPI, UFV, UFSC).

burgos

Algumas publicações recentes do Professor Rubén tratam do “Monitoramento baseado em vibração de máquinas agroindustriais utilizando sistemas embarcados”, “Previsão temporal da altura da planta e do diâmetro do dossel a partir de imagens RGB usando um modelo de regressão baseado em CNN (Convolutional Neural network)” e “Sistema de imagem de aprendizado profundo (deep learning) para classificar variedades de sementes de girassol com alto teor de oleico”.

Na UFRPE, Ruiz-Gonzalez colaborou com a disciplina “Automação e Controle de Sistemas Agrícolas”, do Prof. Emanoel di Tarso, ministrando aulas para os alunos de graduação em Engenharia Agrícola, e proferiu a palestra “Sistema de monitoramento e previsão de água disponível em vinhedos baseado em dispositivos IoT” para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, demonstrando a importância e a aplicabilidade da tecnologia na agricultura para a gestão inteligente da irrigação e otimização do uso da água em diversas culturas agrícolas, recurso essencial para manter a produtividade e a sustentabilidade da produção.

UVA 2

O projeto apresentado pelo prof. Rubén envolve a utilização de sensores, conectividade e algoritmos para coletar dados em tempo real e fornecer previsões precisas. “O professor vai participar de um projeto conosco que vai usar imagens de altíssima resolução obtidos com o uso de ARP (aeronave remotamente pilotada) e analisar com inteligência artificial para monitoramento de parâmetros da cultura e estudar a possibilidade de identificar pragas, doenças, déficit hídrico, falhas no processo de implementação da cultura (plantio e desenvolvimento)”, conta o professor Zanella. “Também vai colaborar com o desenvolvimento de uma bancada de testes de dosadores de sementes e outros sistemas e sensores embarcados que serão utilizados para pesquisas e aulas práticas”, completa.

UVA 1

Além das atividades acadêmicas, em reunião com o Núcleo de Internacionalização do Instituto Ipê, foram discutidas possibilidades de cooperação formal entre a UFRPE e a Universidad de Burgos, incluindo a participação do Professor Rubén em disciplinas online do Programa COIL (Collaborative Online International Learning), que possibilita a oferta de módulos de disciplinas por professores estrangeiros, e a participação de alunos da Universidad de Burgos em cursos online da UFRPE.

A visita internacional do Professor Rubén Ruiz-Gonzalez enriquece o currículo acadêmico da UFRPE ao buscar por novas tecnologias para o desenvolvimento da agricultura e contribuir para a formação de profissionais qualificados e inovadores. O Professor Zanella diz que, com as atividades da visita do Professor Rubén espera-se ter geradas novas ideias para projetos de pesquisa, além de abrir oportunidades de crescimento na área de automação agrícola: “É evidente o aumento do interesse nessa área por parte dos alunos de graduação. Esse intercâmbio acadêmico também estimulou discussões sobre as mais recentes inovações e tecnologias, como a aplicação de dispositivos IoT, inteligência artificial e machine learning no monitoramento e controle de processos agrícolas, aproximando professores de diferentes áreas de atuação e alinhando-se com tendências globais de agricultura de precisão”, finalizou o professor da UFRPE.

Professores
Professores Marco Zanella (DEAGRI), Rubén Ruiz-Gonzalez (Universidad de Burgos), José Amilton (DEAGRI) e Abelardo Montenegro (PGEA)

Arquivos

Prof. Rubén Ruiz

Contato

Chamado:

chamado.ipe@ufrpe.br

Telefone:

(81) 33206010

Localização:

Rua Dom Manual de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
Recife/PE, CEP: 52171-900
Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais - https://ipe.ufrpe.br/
Universidade Federal Rural de Pernambuco - https://ufrpe.br/

...