Visita do Diretor de Relações Internacionais da Universidade de Granma à UFRPE inicia ações do convênio de cooperação, desenhando plano de trabalho voltado à mobilidade, pesquisa conjunta e compromisso social

O que acontece quando duas universidades públicas, separadas por milhares de quilômetros mas unidas por desafios e vocações semelhantes, decidem aprofundar seus laços? A resposta começou a ser desenhada de forma concreta entre os dias 11 e 13 de agosto, quando a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recebeu o Dr. Livan Álvarez Arzuaga, Diretor de Relações Internacionais da Universidade de Granma (UDG), uma das mais importantes instituições de ensino superior de Cuba.

Granma Reitoria
Reunião institucional e apresentação da Universidade de Granma, na Reitoria, marcou o início do plano de trabalho interinstitucional.

A visita não foi um mero ato protocolar, mas uma imersão estratégica para transformar em ações práticas o Convênio Marco de Cooperação Interinstitucional firmado entre as instituições em maio deste ano.  O objetivo: construir uma ponte de conhecimento e colaboração entre Brasil e Cuba, fortalecendo o eixo de cooperação Sul-Sul e respondendo, com ciência e tecnologia, às demandas de suas sociedades.

A aproximação foi provocada pelo doutorando Juan Manuel Cordoví Velázquez, professor da Universidade de Granma, hoje aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPGDITM): "Desde a minha chegada à UFRPE pude constatar uma afinidade acadêmica e científica profunda entre nossas instituições, a qual me inspirou a propor a criação de um vínculo sólido, dinâmico e duradouro", relata Juan Manuel. 

"Essa proposta foi acolhida com generosa recepção pela Magnífica Reitora, Profa. Maria José de Sena, e pelo Núcleo de Internacionalização (NINTER), do Instituto IpÊ da UFRPE, agora enriquecida pela visita do professor Livan Álvarez. Estou convicto de que este é apenas o início de uma parceria frutífera que contribuirá para o avanço do conhecimento e para o fortalecimento dos laços de amizade e colaboração entre Brasil e Cuba", falou o doutorando.

Do diálogo institucional à conexão com a comunidade

Reflexo do compromisso, a agenda do Dr. Livan foi intensa e multifacetada. A Vice-Reitora da UFRPE, Profª. Maria Socorro, e coordenadores da Pós-Graduação e da Pesquisa, Prof. Edivan Rodrigues, Coordenador de Internacionalização da PRPG, e Profa. Anna Carolina, Coordenadora do Centro de Apoio à Pesquisa (CENAPESQ) da PROPESQ, estabeleceram as bases para o plano de trabalho. Na pauta, ampliar a mobilidade para estudantes e docentes, desenvolver projetos no formato COIL (Collaborative Online International Learning) e o fomento de publicações científicas conjuntas.

O ponto de encontro com a comunidade acadêmica aconteceu no evento Conexão IPÊ Internacional, realizado no auditório do Instituto IPÊ da UFRPE, com transmissão on-line para contemplar a participação de todas as unidades acadêmicas da universidade. Na conversa “Conectando o Sul Global: Estratégias e agendas de cooperação internacional Brasil-Cuba”, o Dr. Livan apresentou a Universidade de Granma, suas principais linhas de pesquisa e histórico de contribuições para o desenvolvimento cubano. A plateia, composta por docentes, pesquisadores(as) e estudantes, pôde visualizar as sinergias e iniciar um diálogo direto sobre futuras parcerias com a instituição.

Conexão Ipê
Apresentação da Universidade de Granma no evento Conexão IPE Internacional, no Instituto Ipê.

"Estamos construindo uma agenda científica para o Sul Global que passa pelo diálogo e pela ação conjunta", afirmou o Diretor do NINTER do Instituto Ipê da UFRPE, Prof. Rodrigo Carmo. "Estamos alinhados nas agendas de compromisso social que as universidades UFRPE e Granma têm com suas regiões. A ideia é unir a tecnologia de ponta que temos com a tecnologia social de ambas as instituições para resolver problemas sociais e, ao mesmo tempo, melhorar o processo formativo da nossa pós-graduação."

Mapeando os Laboratórios da UFRPE

Tratativa fundamental para o avanço da cooperação, a visita incluiu uma imersão guiada nos laboratórios de excelência da UFRPE. Acompanhado pelos professores Rodrigo e Anna Carolina, o diretor cubano conheceu de perto a infraestrutura e as pesquisas desenvolvidas na universidade, dialogando com pesquisadores(as).

No Núcleo de Biotecnologia (NUBIOTEC), conversou com o Prof. André Felipe de Melo Sales Santos sobre a produção de bioprodutos por fermentação e biotecnologia ambiental. Também conheceu o trabalho do Prof. Delson Laranjeira com bioinsumos para a agricultura e da Profa. Ana Porto no Laboratório de Cultura de Células (LAbCelBio).

A visita ao CENAPESQ e ao Laboratório de Qualidade do Leite (LABLEITE), com a recepção do coordenador Prof. André Xavier e da supervisora Profa. Katya Sousa, abriu portas para colaborações em análises e controle de qualidade.

A passagem pelo Laboratório de Taxonomia de Insetos (LabTaxIn) e pela Coleção Taxonômica de Insetos da UFRPE (CERPE), sob coordenação do Prof. Paschoal Grossi, também revelou um campo fértil para projetos conjuntos, dada a biodiversidade compartilhada entre os ecossistemas neotropicais. A prospecção se estendeu com a reunião com o Prof. Clístenes Nascimento para apresentar o Instituto Nacional de Biotecnologias para o Setor Mineral (INABIM) e discutir cooperações já existentes com Cuba, e futuras.

Laboratórios
Visita aos laboratórios da UFRPE.

Bases sólidas para um futuro de colaboração

A parceria entre a UFRPE e a Universidade de Granma está fundamentada em um acordo robusto, com vigência de cinco anos. O convênio prevê o intercâmbio de experiências acadêmicas, a elaboração conjunta de projetos, a utilização compartilhada de equipamentos e, sobretudo, a troca de especialistas, professores e estudantes.

"Tive a oportunidade de participar de uma frutífera visita à Universidade Federal Rural de Pernambuco, representando a Universidade de Granma. Este encontro foi uma valiosa oportunidade para fortalecer os laços de cooperação internacional, trocando experiências e visões em benefício mútuo. Percorremos diversos cenários educativos, laboratórios e espaços de pesquisa que demonstram o compromisso da UFRPE com a excelência acadêmica. Confio plenamente que esta visita será o início de uma relação duradoura", disse o Dr. Livan, agradecendo aos articuladores e envolvidos no encontro.

Dr Livan
Dr. Livan Álvarez Arzuaga, na UFRPE.

A visita do Dr. Livan Álvarez Arzuaga transforma o texto do acordo em um plano de ação vivo e dinâmico em uma jornada de trabalho que identificou pessoas, projetos e possibilidades. Ao conectar seus pesquisadores e laboratórios, UFRPE e Granma não estão apenas internacionalizando sua produção científica, mas reafirmando o papel fundamental das universidades públicas como motores de um desenvolvimento soberano, multicultural e sustentável para o Sul Global. Ponte lançada, os primeiros passos que  a atravessam já foram dados.

Contato

Chamado:

chamado.ipe@ufrpe.br

Telefone:

(81) 33206010

Localização:

Rua Dom Manual de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
Recife/PE, CEP: 52171-900
Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais - https://ipe.ufrpe.br/
Universidade Federal Rural de Pernambuco - https://ufrpe.br/

...