Em périplo por quatro países, o Prof. Gustavo Ferrer Carneiro (DMV) consolida relações para desenvolvimento de vacinas, inovação em startups e intercâmbio de pesquisadores.

O mês de novembro de 2025 avançou a internacionalização da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com a extensa missão internacional do Prof. Dr. Gustavo Ferrer Carneiro, do Departamento de Medicina Veterinária (DMV), que percorreu a América do Norte, Oriente Médio, África e Europa. O objetivo central foi estabelecer colaborações científicas, prospecção de tecnologias para startups e a participar como palestrante convidado em simpósios de reprodução animal.

A jornada envolveu visitas técnicas de alto nível no Canadá, networking estratégico nos Estados Unidos e palestras magnas no Catar e no Egito, encerrando com articulações institucionais na Espanha.

Canadá: Inovação e Parceria Acadêmica

A primeira etapa da missão ocorreu em Saskatoon, no Canadá, a convite da Profa. Dra. Claire E. Card, da Western College of Veterinary Medicine (Universidade de Saskatchewan). A visita iniciou-se em 31 de outubro, com foco na troca de experiências nas áreas de Reprodução Equina e Técnicas de Reprodução Assistida.

Destaque para visita à Saskatoon Colostrum Company, empresa que nasceu como uma startup da universidade canadense e hoje é uma das líderes mundiais na produção de colostro bovino em pó. O modelo de negócio desperta interesse direto para o ecossistema de inovação brasileiro, visto que o Prof. Gustavo lidera a startup Biofevo, que possui patente depositada para produção de colostro equino (cavalos) e asinino (asnos).

"Eles utilizam o método para produção de colostro bovino em pó pela técnica de secagem por atomização, facilitando assim o armazenamento e a logística para transporte. Na UFRPE, estamos trabalhando em nossa startup BIOFREVO, incubada na universidade com a mesma tecnologia para colostro em pó de jumentas e éguas. A pesquisa com leite de jumenta é de extrema importância, uma vez que esse produto é rico em lisozima — um antibiótico natural — e apresenta baixíssimos índices de intolerância à lactose. Essas características tornam o leite asinino uma alternativa viável para utilização em UTIs neonatais do SUS. Visitar essa estrutura reforça o enorme potencial das nossas pesquisas na UFRPE”, destacou o professor.

A agenda em Saskatchewan incluiu ainda a VIDO, Vaccine and Infectious Disease Organization, em reunião com diretores para discutir a produção conjunta de uma vacina contra Rhodococcus equi, linha de pesquisa ativa do professor na UFRPE, e a Canadian Light Source (CLS), onde foi visitado o único síncrotron do Canadá, isto é, um acelerador de partículas usado para pesquisas em nível atômico, com aplicações na Medicina Veterinária.

Foi apresentado um Memorando de Entendimento (MOU) entre a UFRPE e a Universidade de Saskatchewan. "A universidade é muito aberta a estrangeiros. Já ficou encaminhada a vinda de uma doutoranda deles para o Brasil e a ida de alunos nossos para lá", afirmou Ferrer, ressaltando apenas o desafio do inverno local, que pode chegar a -45°C.

Estados Unidos: Simpósio na Califórnia

Na sequência, o professor seguiu para Buellton, na Califórnia, para participar do West Coast Equine Reproduction Symposium. O evento serviu para reencontrar seu orientador de doutorado, Dr. Irwin K.M. Liu (UC Davis), e reunir-se com o CEO do German Standard Group (GSG), alinhando os detalhes das palestras que seriam ministradas no Catar e Egito.

Oriente Médio e África: Referência em Reprodução Equina

Após um breve retorno ao Brasil, a missão seguiu para o Catar e Egito, onde o Prof. Gustavo foi um dos palestrantes principais dos eventos promovidos pelo GSG.

No dia 18 de novembro, durante o 6º GSG Qatar Equine Meeting, em Doha, ele ministrou a palestra sobre “Desafios e Perspectivas no Uso de Sêmen Congelado em Cavalos”. Durante a estadia, visitou um Hospital de Camelos, cuja infraestrutura impressionou o pesquisador: "Nunca vi estrutura igual em nenhum hospital de equinos do mundo. A viagem já valeria a pena só por essa visita técnica", relatou.

Já no Cairo, Egito, no dia 22 de novembro, durante o 3º GSG Egypt Reproduction Symposium, o professor apresentou três temas, incluindo o microbioma uterino em éguas e novas abordagens terapêuticas, além de oportunidades reprodutivas em asininos, ovinos e caprinos, gerando muito interesse por parte dos pesquisadores locais.

Escala em Madrid: Nova parceria à vista

No retorno ao Brasil, o professor aproveitou uma conexão em Madrid para um jantar com a Decana da Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid, Profa. Dra. Consuelo Serres. Estratégico, o encontro rendeu frutos imediatos: foi discutido um projeto conjunto a ser apresentado no Congresso Internacional de Reprodução Animal no Japão, em 2026, e iniciadas as tratativas para um convênio oficial entre a UFRPE e a Complutense.

Legado da Missão

A missão internacional do Prof. Gustavo Ferrer Carneiro reafirma a UFRPE como produtora de ciência de ponta e parceira global. Os resultados práticos computam a abertura de vagas para intercâmbio de discentes e docentes com o Canadá, o avanço no desenvolvimento de vacinas e biotecnologia (colostro), a consolidação da presença brasileira em fóruns científicos de elite na África e Oriente Médio e o início de tratativas para acordo bilateral com a Espanha.

O professor retoma suas atividades na UFRPE nesta terça-feira (25 de novembro), trazendo na bagagem conhecimento e oportunidades concretas para nossa comunidade acadêmica. A missão do Professor Gustavo demonstra o alcance e a relevância da pesquisa da UFRPE no cenário global.

Arquivos

Contato

Chamado:

chamado.ipe@ufrpe.br

Telefone:

(81) 33206010

Localização:

Rua Dom Manual de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
Recife/PE, CEP: 52171-900
Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais - https://ipe.ufrpe.br/
Universidade Federal Rural de Pernambuco - https://ufrpe.br/

...