Portas-abertas para a Francofonia: UFRPE e IFPE transmitem I Jornada
A I Jornada da Francofonia, realizada nesta terça-feira (19), em parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), proporcionou uma imersão rica e informativa sobre a cultura e a língua francesa às comunidades das duas instituições. O evento aconteceu na modalidade online, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da UFRPE, e reuniu especialistas e estudantes para discutir oportunidades de mobilidade acadêmica e profissional no universo francófono.
A jornada contou com a participação do Diretor do Núcleo de Internacionalização (NINTER) do Instituto Ipê da UFRPE, Professor Rodrigo Carmo, da Diretora de Relações Internacionais do IFPE, Professora Carol Bello, da representante do Campus France em Recife, Letícia Vieira, e Muriel Gonçalves, da Aliança Francesa, mediados pela Coordenadora de Internacionalização do NINTER, Geyza Lustosa, contribuindo com suas informações.
A programação foi dividida em dois momentos: pela manhã, uma mesa redonda abordou a importância da língua francesa como ferramenta de mobilidade acadêmica e profissional, explorando as oportunidades de intercâmbio e pesquisa. À tarde, uma oficina prática conduzida pelas Assistentes de Francês Flora Reháult, da UFRPE, e Amandine Hubert, do IFPE, guiou os(as) participantes sobre os processos de preparação para a mobilidade na França, com mediação do Prof. Julio Vila Nova, Coordenador de Internacionalização Institucional do NINTER.
Durante a mesa redonda, os(as) palestrantes destacaram os programas BRAFAGRI e BRAFITEC, ambos com foco na mobilidade acadêmica em áreas como agronomia, veterinária e zootecnia, e o COFECUB, programa de cooperação universitária com o Brasil, voltado para projetos conjuntos de pesquisa. A importância das certificações DELF e TCF para comprovar o nível de proficiência em francês, tanto para estudo quanto para trabalho, também foi enfatizada.
Letícia Vieira, do Campus France, aprofundou a discussão sobre as vantagens de dominar o idioma, destacando as oportunidades de carreira e de acesso a universidades e programas de pesquisa na França, Canadá e outros países. Ela também falou sobre o programa PEC-G, que oferece oportunidades de acolhimento para estudantes estrangeiros de países em desenvolvimento da África francófona.
Com mediação da Professora Sandra Pereira, do IFPE, a jornada foi enriquecida pelos relatos de três participantes: Krista Entwistle, norte-americana do programa Fulbright, que trabalha com o ensino da língua inglesa como Teaching Assistant na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), falante do francês, que compartilhou suas experiências linguísticas com o idioma na África; Victória Maia, estudante de Agronomia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que participou do serviço cívico em dois liceus franceses; e Denizard Oresca, estudante haitiano do pós-doutorado da UFRPE, que falou sobre sua pesquisa, abordando o problema da mudança climática, e propondo alternativas como a agrofloresta; destacou a importância da língua francesa e relatou a experiência de vivenciar um terremoto no Haïti.
Os(as) participantes da jornada tiveram a oportunidade de interagir com os(as) palestrantes por meio de perguntas e comentários, movimentando o debate proposto e tirando dúvidas. A iniciativa visa a fortalecer a conexão entre a UFRPE e o IFPE com o mundo francófono, abrindo portas para novas oportunidades e experiências acadêmicas, culturais e profissionais.
Links:
Campus France Brasil
Aliança Francesa Recife
Arquivos
Contato
Chamado:
chamado.ipe@ufrpe.br
Email:
international@ufrpe.br
Agendamento:
Telefone:
(81) 33206010
Localização:
Rua Dom Manual de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
Recife/PE, CEP: 52171-900
Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais - https://ipe.ufrpe.br/
Universidade Federal Rural de Pernambuco - https://ufrpe.br/
