No último dia 20 de setembro, a Cátedra Paulo Freire da UFRPE completou seis anos de atividades com uma série de celebrações e o reforço de suas parcerias internacionais, com a visita da comitiva da Universidade Estatal da Península de Santa Elena (UPSE), do Equador. Criada a partir da pesquisa da professora Monica Folena, do Departamento de Educação, sobre a aplicação do pensamento de Paulo Freire em espaços educativos voltados para a sustentabilidade, a Cátedra tem se firmado por suas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Cátedra Plateia

Uma das principais atividades é a oferta da disciplina "Pedagogia de Paulo Freire", com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre o legado do “patrono da educação brasileira”. Além disso, promove a formação continuada de professores da rede pública e privada por meio de grupos de leitura online, que reúnem participantes de todo o Brasil e de outros países.

Também a internacionalização é ponto forte da Cátedra. Em missão ao Equador, em outubro de 2023, com intermediação da Coordenadora de Internacionalização do Ninter, Geyza Lustosa, e o apoio da Profa. Folena, uma Cátedra Paulo Freire foi também implantada na UPSE. Atualmente, a UFRPE possui acordos de cooperação internacional cujas atividades envolvem a temática da pedagogia freiriana com outras instituições de ensino superior, como a Universidade Nacional de Educação (UNAE), também equatoriana, a Universidade Mar del Plata, na Argentina, e a Universidade de Coimbra, em Portugal.

Cátedra Todas
Professoras Sara González Reyes, Eliana León Abad, Margot Garcia e Ana Uribe Veintimilla, da UPSE, com a Reitora da UFRPE, Profa. Maria José de Sena

Para celebrar o sexto aniversário da Cátedra, foram lançadas duas obras: "Rodas de Diálogos com e sobre Paulo Freire" e "Esperançando com Paulo Freire na parceria Brasil-Equador". A primeira reúne artigos de diversas temáticas sociais, enquanto a segunda é fruto da parceria com a UNAE e apresenta uma análise bilíngue comparativa do pensamento do educador pernambucano em ambos os países, de modo a promover o intercâmbio cultural e a internacionalização também a partir desta obra.

Cátedra Todas

A Profa. Monica Folena destaca a importância de manter vivo o legado freiriano e de aplicar seus princípios à educação para a sustentabilidade. "A Cátedra Paulo Freire tem como objetivo formar cidadãos críticos, reflexivos e engajados na construção de um mundo mais justo e sustentável", afirma.

Cátedra Sara

Já a visita da comitiva equatoriana da UPSE à UFRPE demonstrou o potencial da cooperação: “Voltamos ao Equador com o compromisso de continuar trabalhando e fazer um plano de atividades para que não se fique só em palavras, mas que se convertam em ações que terão frutos em um futuro muito próximo”, disse a Reitora da Faculdade de Ciências da Educação e Letras, Professora Sara González Reyes.

Cátedra Rdorigo

Além da produção intelectual, para o Diretor de Internacionalização do Ninter, Prof. Rodrigo Carmo, foi um momento importante para ampliar o alcance da Cátedra e contribuir para a formação de educadores comprometidos com a transformação social:  “A gente entende, como universidade, que ela é feita para e com a população. Não existe, então, universidade sem povo. E Paulo Freire apresenta a ideia da necessidade de utilização do conhecimento como uma ferramenta extremamente poderosa para o alcance das nossas seguridades sociais e intelectuais”.

Link:

UFRPE recebe comitiva universitária do Equador para fortalecer cooperação internacional

 

Arquivos

Contato

Chamado:

chamado.ipe@ufrpe.br

Telefone:

(81) 33206010

Localização:

Rua Dom Manual de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
Recife/PE, CEP: 52171-900
Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais - https://ipe.ufrpe.br/
Universidade Federal Rural de Pernambuco - https://ufrpe.br/

...