cardelap

 

Formulário (para University of Regina e Newfoundland): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebVROTvBnhTGSX_1oTSO79l5bM2oRcxa-ofvkc2oImsjQb2g/viewform

A bolsa de mobilidade acadêmica do governo canadense, Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), surgiu em 2009 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de capital humano na América Latina e no Caribe, ao estreitar laços entre universidades latino-americanas e as instituições de ensino de um país que tem uma das melhores educações do mundo. Preocupado em cumprir seus objetivos para o continente americano, entre os quais incentivar a democracia e os direitos humanos, e preservar o meio ambiente, a diversidade e as comunidades indígenas, o Canadá espera que esses valores sejam repassados aos alunos estrangeiros durante seu tempo de estudo no país, conhecido por sua diversidade e respeito a outras culturas. 

O ELAP oferece bolsas de estudo em uma universidade canadense parceira do programa para estudantes de graduação por, no máximo, 4 meses, ou de pós-graduação (mestrado e doutorado) por até 6 meses. Atualmente, a UFRPE possui acordo de cooperação internacional com quatro instituições canadenses de Ensino Superior: University of Regina, Memorial University of Newfoundland, University of Manitoba e University of Laurentienne. A parceria isenta os alunos de não pagarem taxas acadêmicas ou, caso citadas no edital da universidade canadense, serão cobertas pelo ELAP.

Assim, o programa cobre todos os gastos com estudos e despesas administrativas que podem existir, em valores que variam de acordo com o tempo da mobilidade acadêmica, sendo de $ 8.200 dólares canadenses (mais de R$ 36 mil reais) para bolsa de 4 meses para graduação, e $ 11.100 dólares canadenses (quase R$ 50 mil reais) para a bolsa de 6 meses para mestrado e doutorado. Os valores são repassados aos alunos conforme a universidade escolhida e a quantia deve ser usada para cobrir despesas com passagens, vistos, acomodação, alimentação, transporte e materiais escolares.

As universidades do Canadá são responsáveis por enviar ao governo as candidaturas dos alunos e a maioria delas abrem editais próprios para pré-selecionar os estudantes, que devem aplicar diretamente à instituição de interesse, com ajuda das parceiras brasileiras no processo seletivo: os documentos PROOF OF ENROLLMENT e LETTER OF SUPPORT podem ser solicitados ao Ninter pelo e-mail chamado.ipe@ufrpe.br. O Ninter recomenda que o estudante opte por uma das conveniadas da UFRPE, mas para pós-graduação não é obrigatório. 

Os processos seletivos acontecem anualmente de janeiro a março e cada universidade é livre para criar seu próprio edital de pré-seleção e estabelecer seus próprios prazos (o da University of Regina é 29 de fevereiro e o das demais conveniadas da UFRPE deve ser verificado diretamente), todos anteriores ao prazo final para o envio de documentos pela própria universidade canadense ao governo. O governo do Canadá estabelece requisitos, documentos e critérios de seleção dos estudantes, privilegiando quem não recebeu a bolsa anteriormente. A aplicação final do selecionado pela universidade canadense é feita pela própria instituição no site do programa para seleção do Elap. Os alunos aprovados têm um período limite para iniciar seus estudos, geralmente de seis meses, entre agosto e fevereiro. 

Requisitos
    • Ser cidadão de um dos países parceiros, incluindo o Brasil; 
    • Estar matriculado em uma instituição de ensino superior credenciada no país de origem; 
    • Não ter pedido cidadania canadense nem visto de residência permanente; 
    • Não estar recebendo no momento outra bolsa do governo canadense; 
    • Não estar matriculado atualmente em uma instituição de ensino superior do Canadá.

Documentação 
    • Documento de comprovação de cidadania (Passaporte); 
    • Termo de Privacidade assinado pelo candidato (modelo anexo); 
    • Carta de Intenções (explicando a natureza do estudo e razões por ter escolhido aquela instituição e orientador); 
    • Comprovante de matrícula em universidade brasileira; 
    • Carta de apoio da instituição brasileira escrita por um representante oficial (explicando como a instituição de origem se beneficia desta bolsa);
    • Carta de convite do orientador da universidade canadense (apenas para pós-graduação);
    • Carta de acordo entre as instituições brasileiras e canadenses que indica que não serão cobradas taxas pelo curso (obrigatória na graduação e desejável na pós-graduação, mas opcional).
      
Critérios
    • Relevância da pesquisa a ser realizada no Canadá;
    • Benefícios para instituição de origem;
    • Benefícios para instituição canadense;
    • Relevância dos laços que podem ser criados durante o intercâmbio;
    • Critérios estabelecidos pela instituição canadense para sua própria seleção.

Links

Site do ELAP

University of Regina

Memorial University of Newfoundland

University of Manitoba

University of Laurentienne

Arquivos

Contato

Chamado:

chamado.ipe@ufrpe.br

Telefone:

(81) 33206010

Localização:

Rua Dom Manual de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
Recife/PE, CEP: 52171-900
Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais - https://ipe.ufrpe.br/
Universidade Federal Rural de Pernambuco - https://ufrpe.br/

...