UFRPE avança projetos de Internacionalização e Extensão em Agroecologia e Saberes Tradicionais
Visando iniciar a internacionalização da Graduação em Agroecologia e fortalecer a conexão com as comunidades tradicionais através da extensão universitária, a UFRPE avança nas ações de colaboração entre três diferentes setores: o Núcleo de Internacionalização (NINTER) do Instituto Ipê, o Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).
No último 7 de janeiro, o NINTER sediou a reunião com docentes de Agroecologia e do NAC. Na pauta, estratégias de internacionalização para o bacharelado, com foco nas possibilidades de cooperação com a França através do programa BRAFRAGRI. A reunião também abordou, em caráter preliminar, a implementação de uma política de extensão universitária que daria vida ao programa “UFRPE Viva no Campus”. A iniciativa busca promover a inserção sociocultural na universidade.

Em 21 de janeiro, um novo passo foi dado com o NAC recepcionando o NINTER e a PROECX para dar continuidade às discussões. O encontro teve como objetivo principal o "brainstorming" sobre a demanda da PROEXC em relação aos saberes tradicionais e ao papel da universidade nesse contexto, resultando na necessidade de planejar um mapeamento das atividades extensionistas que já promovem a interação com comunidades tradicionais. Com o objetivo de criar o projeto “Que mestres somos?”, a iniciativa busca valorizar e emancipar os saberes tradicionais na construção do processo formativo universitário, em consonância às demandas do Ministério da Cultura e a criação da Política Nacional das Culturas Tradicionais e Populares.
Evidenciando o engajamento e a sinergia entre os setores, participaram o Prof. Rodrigo Carmo (Diretor de Internacionalização do NINTER/IPÊ), Geyza Lustosa (Coordenadora de Cooperação Internacional do NINTER/IPÊ), o Prof. Julio Vila Nova (Coordenador de Apoio à Internacionalização Institucional do NINTER/IPÊ), o Prof. Ângelo Chaves, a Profa. Flávia Peres e a Profa. Joanna Lessa (do Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE), além da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Renata Valéria.

Resultados e Próximos Passos
As reuniões integram ensino, pesquisa e extensão cultural na UFRPE, com o diálogo entre a internacionalização e os saberes agroecológicos e campesinos em colaboração. Um compromisso da universidade com a formação de profissionais mais completos e a valorização das culturas tradicionais.
As próximas etapas incluem o aprofundamento das negociações com parceiros franceses para a internacionalização do curso de Agroecologia e a estruturação do projeto “Que mestres somos?”, que deve gerar impactos positivos tanto na comunidade acadêmica, quanto na sociedade civil e populações tradicionais.
Arquivos

Contato
Chamado:
chamado.ipe@ufrpe.br
Email:
international@ufrpe.br
Agendamento:
Telefone:
(81) 33206010
Localização:
Rua Dom Manual de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
Recife/PE, CEP: 52171-900
Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais - https://ipe.ufrpe.br/
Universidade Federal Rural de Pernambuco - https://ufrpe.br/
